Jesus vem breve

Assista: Às Quarta-Feiras: Na ASSEMBLÉIA DE DEUS de São Paulo do Potengi-RN, o culto da VITÓRIA, a partir das 19 horas.

Às Quarta-Feiras: Na CÂMARA MUNICIPAL, a Sessão Legislativa, a partir das 17 horas.

Aos Sábados: Na RÁDIO POTENGI, O Programa Mensageiro da Salvação, a partir das 13 horas.



19 de mar. de 2011

Reunião para traçar AÇÕES de combate a DENGUE

SÃO PAULO DO POTENGI - RN - REUNIÃO PARA TRAÇAR AÇÕES DE COMBATE A DENGUE - SECRETARIA DE SAÚDE MUNICIPAL - 15/03/2011Os órgãos e entidades da Administração Municipal de São Paulo do Potengi-RN iniciaram, nesta semana, o primeiro passo para cumprir a determinação em promover um combate intersetorial da Dengue no município. A reunião aconteceu na Secretaria municipal de Saúde, dia 15 de Março de 2011, quando pela primeira vez a Prefeitura Local, convocou autoridades e o povo, para delinear as linhas de atuação dos profissionais da Saúde municipal para controle da doença.

A Vereadora Joyce ao lado Prefeiro Azevedo 
 Além do Prefeito Municipal e da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Claúdia, estiveram presentes representantes de instituições como: a 5ª Região de Saúde de Santa Cruz-RN esteve representada pelos profissionais, o técnico de Saúde, Walter Luiz e pela bióloga Márcia Gonçalves, o Hospital Regional, presente na pessoa de sua Diretora, Dra. Lígia, a Câmara Municipal, através dos Vereadores Erivan de Seu Elino, Assis Araújo e Joyce Kainara, Conselho Tutelar, por meio dos seus conselheiros Edna e Fabinho, o Conselho Municipal de Saúde, a Secretária de Ação Social, a Sra. Fátima, os Agentes de Endemias, o Secretário Municipal de Educação, O representante do Sindicato dos Comerciários, o Sr. Antonio Francisco de Oliveira, O Sr. Silvério Alves, Proprietário do Jornal Gazeta do Potengi, Seu Ambrósio, apresentador do Programa Destaque Político da rádio Potengi, e também teve a presença do Sr. Paulo Evangelista de Medeiros, dentre outros. 
 
O Vereador Assis Araujo com os Agentes de Endemias
  O técnico Walter Luiz, após a abertura do encontro deu um panorama da dengue no estado, e em seguida esclareceu o nosso município estar classificado como Risco Alto. Em continuidade, por meio de uma apresentação a cerca da Dengue, discorreu sobre os itens :  O que é Dengue, Tipos de Dengue, Mosquito da Dengue, Sintomas da Dengue, Prevenção da Dengue, Modo de Transmissão da Dengue, Tratamento da Dengue, Diagnóstico da Dengue e muito mais. Com relação à detecção de Dengue Hemorrágica no nosso município, quando foi interrogado pelo Sr. Radir Ferreira, Walter disse não ser conhecedor, segundo ele se houvesse alguma ocorrência do tipo, tanto a 5ª regional como o município seriam comunicados. Nas suas explicações, ele relatou duvidosamente, quando disse que o trabalho da Secretaria de Saúde vem sendo positiva no enfrentamento da Doença, pela razão de não ter havido nenhuma interrupção por falta de material, durante o período. O palestrante quando falou sobre as residências fechadas, onde não há entrada dos Agentes de Endemias, citou exemplo de alguns municípios do Brasil, que já criaram leis, que autorizam esses profissionais a entrarem nas residências fechadas, ideia que segundo o mesmo pode ser aproveitado pelos legisladores municipais presentes.    

Ao fundo Radir, Walter Luiz e Márcia Gonçalves
 A bióloga Márcia Gonçalves, disse que a problemática da Dengue, é de responsabilidade de todos, Poderes Municipais, Profissionais de Saúde, sociedade organizada, sobretudo, dos Agentes de Endemias, pois são esses profissionais que estão prontos para lidar com esse problema não previsto, porquanto, preparados para evita-lo.   


Paulinho Evangelista presente a reunião 
Foram apresentados alguns questionamentos ao técnico Walter, destacando a pessoa de Paulo Evangelista de Medeiros (Paulinho), que participou ativamente da reunião, efetivando interrogações, que ao mesmo tempo acrescentava ao público presente, conhecimento sobre a Dengue e também sobre o Mosquito Aedes Aegypti, causador da doença. O amigo Paulinho foi um dos nossos munícipes que contraiu a Doença.                                                                                                                                                        
Um dos pontos de destaque no encontro foi ressaltado pela Dra. Lígia, quando achou estranha a ausência dos Médicos do município na reunião, por se tratar de um assunto tão importante. A presença da médica(Diretora do Hospital Regional Local), foi muito produtiva para o evento, pois ela pode compartilhar suas experiências, e ao término ainda se disponibilizou para ajudar no que fosse possível.                                                                                                                                                   
***********************************************************************************
VEREADOR ERIVAN DE SEU ELINO – Naquela reunião realizada na Secretaria Municipal de Saúde, quando foi focada a problemática da Dengue em nosso município, os vereadores Erivan, Joyce e Assis Araújo estiveram presentes, e ali puderam ouvir dos Representantes da 5ª Regional de Saúde de Santa Cruz – RN, o Sr. Walter Luiz, técnico de Saúde e a bióloga Márcia Gonçalves, uma apresentação sobre a doença, sua introdução, o significado, a classificação, os tipos, os sintomas, a prevenção, os cuidados e tratamento desta moléstia.   . 
Hospital Regional de S P Potengi - RN
O Vereador Erivan pedindo a palavra ao Sr. Walter Luiz, parabenizou-o pela palestra, porém, considerou a data daquele dia 15 de março de 2011, tarde para esse tipo de trabalho que fora realizado, “Bem verdade, Melhor Tarde do que Nunca”, continuou o Vereador, a cidade de são Paulo do Potengi – RN enfrenta uma epidemia de Dengue, precisamos agir imperativamente, no sentido de combater a situação de crise que ora enfrentamos. Na verdade o que não convenceu Erivan, foi quando o Sr. Walter declarou que o município não estar parado ante o problema, na realidade disse o Vereador Erivan, se conhece poucas ações para essa conclusão, o que se precisa em suma, é um município mais efetivo no enfrentamento deste caso. E continuou, há proximamente 30 dias atrás, o nosso administrador municipal, esteve acompanhado de outros prefeitos do estado, que também tiveram seus municípios classificados como de “Alto Risco”, em um encontro organizado pela Secretaria de Saúde do Estado, para tratar desse grave problema da Dengue. O objetivo do encontro realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, era de alertar os Senhores Gestores para uma conscientização, no sentido de diminuir as ocorrências dos casos graves e dos óbitos. Tanto o nosso Sr. Prefeito como a Sra. Secretária Municipal de Saúde, voltaram da reunião com o dever de se mobilizarem com ações de defesa, diante do surto de dengue existente no município. Acreditamos que se o nosso município foi previamente diagnosticado como vulnerável, deve ter recebido as orientações e as instruções devidas, para combater e evitar uma proliferação, com ações mais emergentes.

Da esquerda para a direita
Dra Claúdia Verbena-Secretária Municipal de Saúde,
Dra. Lígia-Diretora do Hospital Regional Local, acompanhada da sua
assessora Oga, a Vereadora Joyce e Paulo Evangelista de Medeiros
Nesse intervalo de tempo, não houve pelos prestadores dos serviços da saúde municipal, nenhuma mobilização no sentido de alertar a nossa sociedade potengiense para os riscos inerentes, ou mesmo, convoca-la para enfrentar a triste realidade que se fazia notória, conforme comprovado nos relatórios individuais de pacientes com sintomas de Dengue, em poder da Secretaria Municipal de Saúde, recebidos do Hospital Regional Local. Já é do conhecimento do nosso povo, que na reunião do dia 02 de Março de 2011, referente à abertura do ano letivo da Câmara Municipal de São Paulo do Potengi – RN, o Sr. Prefeito José Azevedo Lopes, incumbido de levar a sua mensagem anual,  quando naquele momento ele dizia de sua preocupação para com o aparecimento de novos casos de Dengue em nosso município, foi insensato quando marcou a reunião para o dia 15, levando-nos a entender que havia pouco cuidado de sua parte para com o caso.    
O Vereador Erivan ao lado dos Agentes de Endemias 
Emocionado, Erivan de Seu Elino ainda falando do dilema, disse que sua preocupação em relação a endemia, fez o mesmo iniciar uma luta em defesa desta ameaça que emergiu em nossa cidade, e no dia 24 de Fevereiro depois de comparecer ao Hospital Regional, e se certificar do agravamento do caso, convocou os seus amigos Vereadores Nericivan, Assis Araújo e João Cabral, presentes à Câmara Municipal no dia 26/02/2011(Sábado), a se engajarem contra esse mal, e buscarem direcionamentos, no sentido de mobilizar as entidades Públicas e Privadas, Sindicatos, associações e Sociedade em geral, no objetivo de estruturar estratégias de enfrentamento desse terrível problema, o que foi continuado com remessas de requerimentos a Secretaria da Saúde Municipal e ao hospital, pedindo explicações sobre as ocorrências e as ações tomadas. E concluiu dizendo que tanto as autoridades municipais, a sociedade e as demais entidades, podem contar com seu apoio em benefício do bem comum do povo de São Paulo do Potengi – RN.                                                                                                                                             Finalmente, Erivan de Seu Elino mencionou a situação de desconforto que enfrenta os AGENTES de ENDEMIAS, citados pela bióloga Márcia Gonçalves como pivores de controle desta endemia, tendo em vista o crescimento populacional de São Paulo do Potengi – RN, eles não podem continuar despersonalizados, podendo ocorrer momentos, no curso normal de sua atividade, deles serem impedidos de entrarem em alguns lares, simplesmente por se acharem sem as devidas identificações, sobretudo, sem fardas. O Gestor municipal enredou sucinta justificativa sobre a questão, mas, prometeu que em regime de urgência irá providenciar a compra do fardamento dos Agentes de Endemias.                                                                                                                                              Outros assuntos relatados rapidamente pelo Vereador na reunião, podem ser vistos em postagens anteriores.

**********************************************************************************
 A Dengue no estado do Rio Grande do Norte 



Acompanhada do ministro Garibaldi Filho, do senador Paulo Davim, da deputada federal Sandra Rosado, da prefeita Fafá Rosado e do deputado estadual Leonardo Nogueira, a governadora Rosalba Ciarlini esteve na tarde de ontem no Ministério da Saúde, onde foi recebida pelo ministro Alexandre Padilha.

A governadora Rosalba Ciaeline em Audiência como
Ministro da Saúde Alexandre Padilha

Rosalba renovou o pedido de um Hospital Materno-Infantil para Mossoró e tratou de outros assuntos ligados à saúde.
A governadora argumentou que o município de Mossoró não dispõe de nenhuma maternidade pública, mesmo sendo referência no interior. "Temos cerca de 600 partos/mês", disse Rosalba.
A chefe do Executico do RN propôs como medida emergencial o credenciamento pelo Estado de mais quatro UTIs Neonatal junto à Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e Infância( APAMIM) que já tem 3 leitos conveniados com a Prefeitura de Mossoró. "Ainda é muito pouco para o tamanho da nossa necessidade", enfatizou a governadora.

Dengue
Rosalba Ciarlini também tratou com o ministro Alexandre Padilha da questão da dengue no Estado. A governadora demonstrou toda sua preocupação com a doença e pediu a ajuda do Ministério da Saúde. O Rio Grande do Norte é um dos Estados em que a dengue já virou uma epidemia.
 *********************************************************************************
**********************************************************************************
Salmo 01

1º - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2º - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3º - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.