Jesus vem breve

Assista: Às Quarta-Feiras: Na ASSEMBLÉIA DE DEUS de São Paulo do Potengi-RN, o culto da VITÓRIA, a partir das 19 horas.

Às Quarta-Feiras: Na CÂMARA MUNICIPAL, a Sessão Legislativa, a partir das 17 horas.

Aos Sábados: Na RÁDIO POTENGI, O Programa Mensageiro da Salvação, a partir das 13 horas.



17 de abr. de 2010

Encontro do DRS do Banco do Brasil S.A, coma presença de Valdemar do SEBRAE RN

Programa DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável – Banco do Brasil S.A – Agência de São Paulo do Poteng(RN) - O programa DRS do Banco do Brasil S.A, na região do Potengi, especialmente na sua aplicabilidade no município de São Paulo do Potengi (RN), na prática ainda não havia saido do papel, e pensando nisso, Erivan Alves Farias, funcionário da Agência do BB local, se dirigiu até a Superintendência do Banco, e em reunião com a Gerência Regional responsável, entenderam ser providencial que as ações e os objetivos, que foram implementados na metodologia operacional sustentável do Banco, se exteriorizassem e o DRS assumisse a real finalidade do programa, de impulsionar o Desenvolvimento Sustentável das regiões inseridas, apoiando as atividades produtivas, objetivando ganhos para todos; produtores, fornecedores e parceiros. Na referida reunião, ficou acertado a ida do Sr.Valdemar Belchior Filho, Gestor do APIS (SEBRAE-RN), que no primeiro contato com Erivan, acertaram a realização do encontro, que se concretizou no dia 16/04/2010, na Câmara Municipal desta cidade, com participação de Apicultores e Parceiros. No evento estiveram presentes além do Sr. Valdemar e Gunthinéia do SEBRAE (RN) e Erivan representante do Banco do Brasil S.A. local, os Srs. Neilson Rodrigues de Azevedo (Secretário Municipal de Agricultura), Erivan Izídio Ferreira (Emater (RN), João Maria Ribeiro (Predisente do Sindicato do Trabalhores Rurais de SPPOTENGI), Johan Adones e Dário Alves de Andrade (Território da Cidadania), Edilson Ribeiro Pimentel (Presidente da Associação dos Agricultores de Cachoeirinha), e entre os Apicultores convidados, destacaram-se os Srs. Leandro Cassimiro de Farias (Pedra Branca), Manoel Nazareno de Lima e Manoel Siqueira Lima (Cachoeirinha), Francisco Cassimiro de Farias e Leonilson Francisco (Representandos outras Associações).
____________________________________________________________________
Abrindo a reunião, o Funcionário do BB Erivan, iniciou agradecendo aos Parceiros e Apicultores, e principalmente as pessoas de Valdemar e Gunthineia, que não mediram tempo no atendimento ao convite do BB. Depois, se referindo aos presentes, na maioria, ligados ao Desenvolvimento Solidário, e que atualmente serve como referência, por ter suas ações já colocadas em práticas na região, mencionou o entendimento da Gerência do BB, no significado de dar partida a um programa que existe, mas, que em nosso muncípio, ainda não deu os passos pretendidos, e aproveitou o momento para fazer conhecer aos presentes, a necessidade do BB de contar com o apoio dos parceiros e Apicultores, e assim efetivar em conjunto com os mesmos, a realização dos objetivos do DRS.
____________________________________________________________________
Em seguinda, o Sr. Valdemar, depois de questionar alguns presentes, sobre trabalhos desenvolvidos anteriormente pelo SEBRAE (RN), na área de cursos e treinamentos, voltados para a produção, manejo, comercialização e funcionamento das casas de mel, falou sobre o DRS supracitado, citando exemplo positivo da participação do BB nessa cadeia produtiva. Para um primeiro encontro, disse ele ter sido bom, pois foram dados tratamentos aos mais diversos assuntos relativos à Apicultura local e Regional. Porém, uma etapa que ocorre nas outras regiões produtoras de mel em situação de normalidade, Valdemar ficou preocupado, quando ouviu os questionamentos e as declarações dos Parceiros e Apicultores, e pode perceber a existência de um grave problema, ou seja, a ineficiência da prática dos Apicultores locais, na comercialização e na efetivação das vendas dos seus Produtos. Concluindo, alertou apicultores e parceiros para o perigo iminente, se disponibilizando para em conjunto com os envolvidos, planejar ações, que venham trazer soluções para esse caso, e assim evitar consequências de maior escala.

___________________________________________________________________
Destacamos Também a participação do reputado Dário Andrade, conhecedor como ninguém do assunto Desenvolvimento Solidário. Após fazer um breve relato do papel e das ações já protocoladas pelo Território da Cidadania na região do potengi, se referiu ao DRS do BB e aos seus objetivos, concluindo seres similares ao do território, e nessa consideração, não ver problema, para acordar simetria entre as partes, entretanto, disse ele, é preciso conhecer melhor seu funcionamento, seus objetivos e benefícios.





____________________________________________________________________
Tivemos também a participação de Johan Adones, membro do Território da Cidadania do Potengi, que ao falar sobre o BB, criticou a sua não participação no programa do qual faz parte, baseado no envio de ofício a entidade, que solicitava uma parceria, diante do qual, não houve nenhuma resposta, não obstante, crer que o momento é oportuno para um relacionamento. A partir da manifestação do representante do BB favorável a parceria, ele, como representante do Território da Cidadania do Potengi, fez saber a Erivan e aos presentes, que estará emitindo Ofício à Superintendência do BB, para oficialização desse interesse comum.
_________
Aproveitando as palavras de Johan Adones, Erivan Izídio Ferreira, representando a Emater Local, parceiro no DRS, como técnico responsável pelas operações PRONAF, liberadas pelo BB, considerou que o encontro veio há seu tempo, e ver essa inicitativa do DRS do BB, como um ponto de partida para o fortalecimento dos interesses sociais, quem sabe dentro do prórpio Território da Cidadania do Potengi.
____________________________________________________________________


Além dos demais participantes, foi ouvido do Sr. Neilson Rodrigues de Azevedo, Secretário Municipal de Agricultura, incentivos e apoios aos parceiros e Apicultores, e por fim, elogiou a inciativa da agência do BB local.








Avalizados os encaminhamentos, ainda houveram repasses de consideradas informações por parte de Gunthinéia do SEBRAE(RN), dos Srs. João Maria, Edilson, Nazareno, Leandro, Canindé, Leonilson, Seu Manoel Siqueira e demais Apicultores convidados, recheando ainda mais as pretensões do DRS, de semear a idéia da SUSTENTABILIDADE. Confirmando o provérbio que diz: " A união faz a Força", temos certeza que todas essas pessoas que estiveram presentes, se unidas na busca de soluções para problemas enfrentados por todos, vai perceber que as saídas surgem com mais facilidade, entretanto, é preciso juntar à união, a vontade e o trabalho.
____________________________________________________________________
Terminadas as palavras, só restou os agradecimentos e considerações finais por parte de Erivan, que em seguida se dirigiu a Agência do BB, ao lado de Valdemar do SEBRAE (RN), e ali foram recebidos pelo Sr. Valmir Oliveira da Silva, Gerente Geral do BB, responsável pelo Programa DRS, dando conhecimento ao mesmo, sobre o desenrolar da reunião e dos encaminhamentos devidos.
__________________________________
Temática do DRS: "faz-se necessário que todos tenham direito a uma vida digna. O desafio de garantir um futuro melhor é grande. È preciso também ter muita vontade de fazer as coisas acontecerem de forma justa, resposáveis, trazendo resultados para as pessoas, para a comunidade e para as gerações que virão depois. E o DRS se não é capaz, ao menos tem disposição, e quer fazer".
____________________________________________________________________
" A FORMIGA, Não tendo superior, nem oficial, nem dominador, porém, prepara no verão o seu pão, na sega ajunta o seu mantimento". Provérbios 06, 7 e 8
____________________________________________________________________