Jesus vem breve

Assista: Às Quarta-Feiras: Na ASSEMBLÉIA DE DEUS de São Paulo do Potengi-RN, o culto da VITÓRIA, a partir das 19 horas.

Às Quarta-Feiras: Na CÂMARA MUNICIPAL, a Sessão Legislativa, a partir das 17 horas.

Aos Sábados: Na RÁDIO POTENGI, O Programa Mensageiro da Salvação, a partir das 13 horas.



26 de fev. de 2011

Surto de DENGUE

PODER LEGISLATIVO -  VEREADORES PREOCUPADOS COM O AUMENTO DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO DO POTENGI(RN)



São Paulo do Potengi-RN - DENGUE - O nosso município de São Paulo do Potengi-RN, atravessa um momento de muita apreensão com relação as ocorrências da DENGUE. No último dia 24 de Fevereiro de 2011, a Câmara Municipal Local, através de sua Presidente Maria Nericivan de Araujo Castro Meira, encaminhou um pedido de informações de autoria dos Vereadores Erivan e Assis araujo, para a Secretaria Municipal de Saúde e para a admnistração da sede local do Hospital Regional do Estado, recebidos pela Secretária e pela Administradora respectivamente.  
A administração do hospital por meio do ofício nº 012/0211, direcionado e recebido pelo Vereador Erivan de Seu Elino, informou que do dia 09/01/2011 até 24/02/2011, foram atendidos e notificados, naquela Unidade Hospitalar 110 casos de dengue. Nesse mesmo período de 2010, especificamente durante os dois meses, foram constatados  apenas 08(oito) casos, o que significa grande preocupação para nossa população, por ocasião dessa disparada.  

     
Acreditamos não haver mais tempo para espera, urgentemente precisamos encarar a situação como um grande risco de uma epidemia, colocar a mão na massa e traçar ações para combater e eliminar o mosquito Aedes Aegypti.

Na Câmara Municipal - Sábado dia 26/02/2011 - Preocupados com a situação de tensão que o município enfrenta, os vereadores Erivan, João Cabral, Assis Araujo e a presidente da Câmara Nericivan, em reunião neste sábado(26), após tratarem de outros assuntos relevantes para o município, entenderam priorizar o assunto da DENGUE, pelo momento crucial que enfrenta a nossa saúde Pública Municipal. "A discussão do tema é intransferível", disse o Vereador Erivan, depois de uma visita rápida ao Hospital Regional no dia 24, e lá em conversa com o Médico de Plantão e com outros funcionários,  se certificou do agravamento do caso. Na reunião foram tirados alguns direcionamentos, no sentido de mobilizar as entidades Públicas e Privadas, Sindicatos, associações e Sociedade em geral,  no objetivo de estruturar estratégias de enfrentamento desse terrível problema. 

Ao sair da Câmara, o Vereador Erivan se dirigiu ao Hospital Regional, e ali pode comprovar não só a gravidade, mas, o surgimento de uma problemática difícil de se controlar, tendo em vista no local, a unidade no citado momento só contar com um médico de plantão, insuficiente para a corrreta prestação dos serviços. Quanto a quantidade de pessoas atendidas naquela manhã com os sintonas da doença, disse a Dra.Ivaneide Coutinho, médica de Plantão, "Há um surto dessa moléstia no município, mas, oficialmente só podemos comprovar através de exame". Acrescentando disse ela, por não ser o resultado imediato, dificulta ainda mais o tratamento, porquanto, e m detrimento ao tempo de resposta do exame clínico, há aqueles que sabendo dos perigos de contrair o estágio maior dessa doença, antecipam-se ao resultado por meio de um teste, e como em contrapartida ele tem um custo de R$ 60,00(sessenta reais), priva, onera e impossibilita as pessoas de baixa renda, de se certificarem da doença o mais depressa possível, incorrendo assim em maiores riscos.  

ENCAMINHAMENTOS PREVISTOS:
Reunião com os representantes dos Poderes Públicos e Sociedade para:
  1. Identificar as causas motivadoras do problema.
  2. Mobilizar os Agentes de Endemias, para orientar a População para evitar a reprodução do mosquito Aedes Aegypti.
  3. Solicitar a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), carros fumacês para eliminar os mosquitos adultos.  
  4. Tomar outras providências necessárias 

Observação Importante: O problema que ora enfrenta o nosso município, é também de abrangência estadual, conforme visto abaixo em um relato sobre a vinda no Ministro da Saúde ao Rio Grande do Norte, Alexandre Padilha.   
_____________________________________________________________

Ministro da Saúde visita RN e promete intensificar ações de combate a dengue

Neste sábado (19) o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou o Rio Grande do Norte para organizar as ações de prevenção contra a dengue em todo o estado.  do governo federal é a prevenção para uma possível epidemia.                                                                                                                                                                      Estiveram presentes no evento o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, a secretária adjunta, Ana Tânia Sampaio, além da equipe de técnicos do Programa Estadual de Combate a Dengue da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).                                                                                                                                                     Na sede da Governadoria o ministro, Alexandre Padilha concedeu entrevista coletiva à imprensa e falou para cerca de 20 prefeitos das cidades com maiores índices da doença no estado, além de secretários municipais de saúde, políticos e profissionais de saúde. "Acredito na capacidade de liderança de cada ator público aqui presente para combater a dengue. Esta é uma guerra de todos nós e cada um deve fazer a sua parte", afirmou Padilha.                                                                                                                                                             Num esforço para reorganização da estrutura hospitalar do RN, o secretário de Saúde, Domício Arruda, pediu apoio ao ministro da Saúde para ampliação de leitos de UTI e melhorias na estrutura física dos hospitais estaduais.  
Os investimentos do governo federal no combate a dengue somam mais de 920 milhões de reais em equipamentos, medicamentos e inseticidas, transferidos através de repasse direto aos estados e municípios. De acordo com Juliana Araújo, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, todo o material enviado pelo Ministério já chegou ao RN e foi encaminhado para todas as regionais de saúde, que devem repassar aos municípios. São cartazes explicativos, com recomendações para o tratamento da doença, cartões de acompanhamento da evolução da dengue e cartões da prova do laço, que podem ser utilizados por qualquer profissional de saúde na identificação da doença.    
A Governadora Rosalba Ciarlini apresentou a campanha publicitária para combate a dengue no RN, que será lançada oficialmente no dia 1º de março. As peças pretendem unir as datas comemorativas à conscientização da população na prevenção da doença. O primeiro tema trabalhado será o Carnaval, com o slogan "Nesse Carnaval, não deixe que o mosquito faça a festa".                                                                                
Números da Dengue - O último boletim epidemiológico da dengue aponta, até o último dia 12 de fevereiro, a notificação de 1.270 casos da doença em todo o estado, com 1 óbito suspeito, ainda sem confirmação. Os municípios com alta incidência da doença são: Pau dos Ferros (150 casos notificados), Equador (75), Doutor Severiano (72), Pedro Avelino (55), Luis Gomes (45), Rafael Fernandes (37), Paraná (15) e Tibau (12).
____________________________________________________________
A ti, ò Senhor, clamo, " porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo". Joel 1-19                                  
_____________________________________________________________